Já ouviu falar em Bodham Kostiw Studios? Ou em Brás Kino Som?
Então embarque no Delorean e acione os circuitos do tempo, vamos voltar para 1958!!!
Tudo começou em 1958 quando o empresário Mário Audrá fundou a Gravasonnas antigas instalações da empresaCinematográfica Maristela.
Usando os equipamentos da antiga empresa, a Gravasonteve parceria com o representante da Screen Gems no Brasil, subsidiada à Columbia Pictures, e outros amigos do ramo do cinema, deram início aos testes com rádio-atores contratados da Rádio São Paulo. As primeiras produções dubladas na empresa foram: O Drama de Nora Hale, fazendo parte de Ford na Tv, e as séries Rin-Tin-Tin, Lanceiros de Bengala, Papai Sabe Tudo, entre outros.
Por volta de 1962, a Columbia Pictures faz uma parceria com a empresa, mudando inclusive seu nome para Aic, Arte Industrial Cinematográfica, que seria a empresa que se tornaria uma das melhores de sua época. Dublou séries famosíssimas para a Tv como Jeannie é Um Gênio, A Feiticeira, Viagem ao Fundo do Mar, Terra de Gigantes, Perdidos no Espaço, Jornada nas Estrelas, entre muitas outras.
Já em 1976 chegou ao fim os trabalhos do estúdio Aic. Desde o início dos anos de 1970 e até antes disso, a empresa já passava por problemas salariais, e chegou a um ponto em que caiu nas mãos dos funcionários, e os empresários, entre eles Mário Audrá, deixaram a empresa. Quem à comprou foi um técnico de som da própria empresa chamado Bodham Kostiw, e deu o seu nome a empresa, sendo Bodham Kostiw Studios, o qual ficou BKS. Posteriormente, nos anos de 1980 a empresa foi comprada por Pierângela Piquet, que não quis se desfazer da sigla BKS e à transformou em Brás Kino Som.
Gostaram?
Para saber mais sobre a história da dublagem no Brasil acesse:
http://casadadublagem.com/