Faz alguns meses que a Lexus tem anunciado seu trabalho com o hoverboard, e finalmente hoje iremos começar a vê-lo em ação.
O vídeo abaixo mostra o piloto de testes Ross McGouran e alguns amigos experimentando a pista de skate customizada da lexus. É incrível, é como ver sua fantasia de infância, realizada. E que apesar da tecnologia ainda ser um pouco diferente da vista em Back to the Future, juro que estou aqui escrevendo embargado pela emoção.
A primeira coisa a saber sobre esse hoverboard é que é basicamente uma placa de maglev impulsionada pelo piloto, o que significa que só vai funcionar sobre uma superfície magnetizada. Então ninguém será voando por toda Hill Valley. Isso também significa que você não será capaz de comprar um em breve, tudo é apenas um exercício de construção de marca para a Lexus.
A tecnologia envolvida nesta prancha não é exatamente inovadora. Ela funciona seguindo os preceitos da levitação supercondutora, que basicamente envolve a execução de um supercondutor sobre um campo magnético. Um cryostat é usado para manter os supercondutores da prancha a uma temperatura fria o suficiente para aderir a uma faixa magnetizada localizada a poucos centímetros abaixo da pista.
O grande desafio para a Lexus, foi manter os supercondutores a temperaturas próximas de -200º celsius e como criar um sistema forte o suficiente para suportar o peso de um piloto humano, algo que parece Lexus ter acertado em cheio. Isso sem falar em como deve ser difícil manobrar um skate com pouco ou nenhum atrito.
"Um estranho sentimento de literalmente estar sem nenhum atrito e flutuando no ar ... é como uma ciência em si", diz McGouran.
Você também pode obter mais detalhes no documentário da Lexus abaixo: